Vivendo a diversidade, orgulho do Brasil...

Boa tarde, boa noite e bom dia dependendo do seu fuso horário.
Bom, o post não tem nenhum assunto central, se tivesse seria o domingo multicultural. Vou pelo começar pela melhor parte, o começo.
Estou vivendo em uma casa de uma AIESECa que foi fazer intercâmbio na Rússia, já era uma república antes. Agora trata-se de uma república multi-nacional. Fixamente somos 2 brasileiros (eu e Neto), 2 egípcios (Rana e Mohamed), uma mexicana (Laura) e o inglês descendente de indianos (Shnai). Desde o primeiro momento a turma se deu bem, não temos grandes problemas de relacionamento tá tudo muito bem. Bom, não foi à toa que eu comecei a descrição dos moradores com a palavra "Fixamente" fato é que nossa casa se tornou meio que um ponto de encontro dos trainee's. Quando não saimos para algum lugar, fazemos algo aqui e toda noite tem alguem diferente dormindo aqui, seja de Portugal, Ucrânia, Eslováquia, Tunísia, Egito ou até mesmo a fria Dinamarca. Passadas três semanas em solo turco, pode-se dizer que criamos um (seleto) grupo de amigos/colegas em que todos tem importantes pontos de empatia e simpatia para com os outros, como toda república deve (ou deveria) ser.
E são nesses momentos que você vê que aquele papo pré-intercâmbio de "ampliar sua rede de contatos, conhecer outras realidades, viver a diversidade" não é brincadeira, acontece pra valer. Para mim nesse aspecto está sendo incrível pois estou conhecendo pessoas que poderão agregar bastante em minha vida a curto e longo prazo. Mas deixe-me sair desse aspecto extremamente profissional e vamos para a parte prazeroza da história.
A cada dia aqui temos alguem diferente na cozinha (hmmm agora é o Jão dá lugar ao Porpetinha na postagem) fazendo algo diferente, ou até mesmo o comum. Para não me alongar muito vou me referir ao jantar de sábado e ao almoço de domingo.
Ontem preferimos ficar em casa a sair para algum bar ou boate. Fizemos compras e então fomos para a cozinha. O fogão não funcionava pois estávamos apanhando para fazer a recarga do gás ser efetiva (recarga que demorou uma semana para ser feita, resultado: uma semana sem fogão e sem água quente, banho CONGELANTE por uma semana), então tinhamos que cozinhar com um pequeno botijão de gás ao estilo acampamento. Então enquanto Mette (a nossa Dinamarquesa-portuguesa) fazia um frango ao molho branco com batatas (awesome!!) o TWIX Team (merece um post explicativo depois), Neto, os egípcios e o inglês e alguns outros assistiamos filmes no laptop.. o filme? Cidade de Deus, para muito de nós um excelente filme. Pois bem, assistiamos explicando algumas coisas às vezes e com expectativa para o comentário final dos gringos a respeito do filme. Advinha... acharam incrível "one of the best movies that i ever watched!" / "awesome, i have to show it to my brother"... digamos que depois do e mail de reconhecimento da AIESEC Internacional ao nosso escritório esse foi mais um motivo de orgulho, além do fato de quase todos aqui na casa terem HAVAIANAS hahaha (é nóis que voa bruxão!!). Não sei a qual momento do cozimento do frango ao molho branco foi me solicitado que fizesse caipirinha, só os portugueses conheciam e diziam ser o melhor Drink que existe, aguçou a curiosidade. Peguei minha humilde garrafa de Ypióca embaixo da minha cama e rumei para a cozinha.. caipirinha pronta, servida, bebida.. resultado? Acabei de fazer 1,5L de caipirinha e tá armazenada devidamente na geladeira porque a colombiana viciou e implorou por mais hoje. Nem eu nem Mette (Graças a Deus) esquecemos do frango ao molho branco, terminado o frango fiz o meu famoso (por aqui e lá em casa) arroz. Jantar perfeito, tudo muito gostoso (pra variar não sobrou nem o cheiro), a galera vai indo dormir aos poucos e pra terminar a noite de sábado o tempero cômico.. eu dormindo na minha cama rolei e... cai no chão com um senhor estrondo dos 95kg entrando em contato com o solo, a galera riu.. eu demorei 10s pra acordar e voltei pra cama, rindo também. hahaha
Já estamos no domingo, continuando a tentar aquecer a água que insistia em não ser aquecida, quando vão chegando egipcios para se juntar ao time, chega comida, chega tudo.. o que estava para acontecer? um almoço típico egípcio que depois de algumas 1 hora e meia ficou pronto.. a foto abaixo mostra a comida pronta:


Se a foto não te "apetitar", acredite... estava maravilhoso! Aliás, comida ruim aqui em casa ainda não tivemos a "sorte" de ter, ao contrário de alguns restaurantes que encontramos por ai. Está ai uma das melhores partes de se ter gente de todos os cantos em casa, momentos divertidos, bebidas diferentes, comidas diferentes, aprender xingamentos em novos idiomas (é a única coisa que a gente consegue aprender mesmo em árabe haha). E até mesmo uma coisa que agrada ao EB e especialmente a minha querida VP, Thaís.. possíveis cooperações para intercâmbio ;).
Enfim, se em algum momento algo desagrada (até porque é difícil tudo estar sempre 100%), a sensação de chegar em casa está ao menos parecida com nossa casa de verdade, tudo do jeito que a gente quer, como queremos e na forma que queremos. Se por um lado não ter uma host family significa ter que pagar pela sua comida e até mesmo preparar, por outro lado significa LIBERDADE e creio que isso é uma das coisas que muitas pessoas buscam em viagens, intercâmbios e afins. Graças a Deus aqui a turma é muito boa e a gente consegue exercer a nossa liberdade. Só tenho a agradecer a essa organização impressionante e apaixonante que é a AIESEC, quando a gente lê sobre viver a diversidade, experimentar coisas novas e diferentes realidades pode até parecer utópico, mas quando vemos isso em prática é algo incrível! A experiência está sendo maravilhosa e espero que todos os outros EP's estejam vivendo em pelo menos alguma parte do seu intercâmbio algo tão legal quanto nós aqui em Ankara.

Um abraço e quem tiver um link legal de download do filme Tropa de Elite pra mostrar pra galera aqui, deixa nos comentários por favor ;)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Wanessa de Souza disse...

utiii que fofinho esse post! adorei! pelo jeito até banho frio no intercâmbio fica bom! uahauhuaha

ABADIA CRAZY TOUR 2010 disse...

http://www.megavideo.com/?v=WOXDR7AO ( filme tropa de elite)

Acesse www.cinemacultura.blogspot.com diversos filmes brasileiros

Ivan Bittencourt disse...

Nossa Joao, ficou mto massa o post mesmo!

Diversidade é o que há de melhor no X.

:D

let´s live it!

Unknown disse...

Muito bom o post. Viver a experiencia do intercambio n tem preço, com a AIESEC entao..I have no words..haha

Abraços.

Cywinski disse...

Eu já mostrei Tropa de Elite para o pessoa da Venezuela (consegui baixar em espanhol)... Eles adoraram assistir CIDADE DE DEUS e vivem me perguntado se é assim mesmo ... kkkkkkkk. Agora estou passando TROPA DE ELITE PARA ELES ... E aqui eles conhecem a novela Xica da Silva e agora (pela segunda vez) está passando A ESCRAVA ISAURA. A frase que eu mais escuto aqui quando do pessoal que sabe que eu sou brasileiro é : "meu nome é Zé 'Pequeño'".

Postar um comentário